Agenda de Eventos

Não existem eventos programados!

Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

Foi inaugurado este domingo, dia 25 de abril, o maior Centro de Saúde do país, em Algueirão-Mem Martins, que vai servir uma população de cerca de 62 mil habitantes, representando um investimento na ordem dos 4 milhões de euros.

A inauguração contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Saúde, Marta Temido, e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Para o presidente da autarquia “não há melhor maneira de celebrar Abril do que com esta inauguração. Pelo serviço que presta às populações, e pelo método com que foi conseguido. Através de um diálogo institucional entre o poder local e o Governo, o Ministério da Saúde e fundamentalmente com a ARS e o ACES de Sintra ”.

“Politicamente é a realização de Abril, porque Abril não foi só a liberdade e a democratização, foi a liberdade com direitos sociais. Hoje estamos aqui a atingir um direito social que é o direito à saúde, porque sem acesso à saúde, toda uma democracia fica fragilizada ”, frisou a autarca.

Já António Costa afirmou "uma satisfação particular em celebrar o 25 de Abril com a inauguração do maior Centro de Saúde do país. Foi o 25 de Abril que comercializou o Serviço Nacional de Saúde público, universal, gratuito e acessível a todas e todos, independentemente de onde vivam ou qual seja a sua situação econômica. ”

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou que“ estar aqui hoje a inaugurar este centro de saúde é uma forma de homenagear os profissionais de saúde que todos os dias vestem as suas batas e trabalha no Serviço Nacional de Saúde ”. A ministra terminou com“ agradecimento àqueles que fez o 25 de Abril e que lutaram para que aqueles que chegaram aos cuidados de saúde não tiveram de fazer prova de capacidade financeira para avançar ”.

O edifício de dois pisos, localizado na antiga fábrica de Messa, irá distribuir-se por quatro unidades de saúde compostas por 32 gabinetes de consulta médica e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento, cuja entrada principal far-se-á pela Rua das Eiras. O Centro de Saúde será apoiado por um parque de estacionamento com capacidade para 165 lugares e 10 lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

Salientar que a Câmara Municipal de Sintra desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, que já estão em funcionamento, Algueirão - Mem Martins, e a construção do novo Hospital de Proximidade de Sintra.

A construção Centro de Saúde está incluída no Programa Portugal 2020, que financia a intervenção em 50%.

 

Fonte CMS