Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

A Câmara Municipal de Sintra iniciou nos últimos dias as obras na Ermida das Mercês, símbolo histórico e popular da Tapada das Mercês e de toda a região sintrense.


A origem do nome “Mercês” nas localidades Mercês e Tapada das Mercês está diretamente ligado a esta Ermida. Sebastião José de Carvalho e Melo, popularmente conhecido por Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, e sua família eram grandes devotos da Senhora das Mercês e foram todos batizados na Paróquia das Mercês em Lisboa. Como eram proprietários de terras no Algueirão tinham uma capela com altar – a atual Ermida da Tapada das Mercês.

A procissão popular à Senhora das Mercês remonta ao século XVIII estimulada pela família de Marquês de Pombal para rentabilizar o espaço. Apesar da tradição local indicar que a Feira das Mercês é bastante anterior ao século XVIII, as primeiras citações documentais à Feira e Procissão da Senhora das Mercês reportam apenas à segunda metade do século XVIII, quando em 1780, a Rainha D. Maria I autorizou os moradores circundantes à Ermida de Nossa.Senhora das Mercês a comemorarem a Feira das Mercês no terceiro e quarto Domingos de Outubro.

Endereço: