AURA Festival

Categoria
Eventos
Próxima data
quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A 5ª edição do AURA inicia um ciclo de programação artística dedicado à Arte da Luz e ao Meio-Ambiente. No centro histórico da vila de Sintra, de 1 e 4 de agosto, entre a Volta do Duche e a Quinta da Regaleira, apresentam-se dez obras originais que transfiguram a Noite através da criação de Atmosferas Lumínicas. 

 

Ao longo do caminho, indicado pela coloração das luminárias da rua, são apresentadas projeções multimédia, instalações audiovisuais interativas, video mapping e esculturas de luz, sem esquecer uma zona de convívio no Aura Lounge e a oferta de street food. Também nesta edição se inicia um projeto sobre Acessibilidade Cultural - sendo a primeira ação uma visita guiada para pessoas cegas e de baixa visão. Será a Luz invisível?

 

Entre a partilha de experiências internacionais, a concretização de projetos com a comunidade sintrense e o assumir de boas práticas de acesso e intervenção no espaço público, AURA vai criando um campo de ação, uma linguagem e uma comunidade de artistas e criadores por todo o mundo.

 

Dialogando com a Arte, a Ciência, a Tecnologia e o Património, AURA é a mistura perfeita entre a paixão pela pesquisa, o equilíbrio de recursos, a acessibilidade cultural e a fruição da paisagem classificada da vila como elemento central na criação e prática artística.

 

Todas estas intervenções necessitam da obscuridade da noite de Sintra para poderem ser experienciadas. É assim que, para nós, a Luz se constitui como linguagem para entender o mundo.