Agenda de Eventos

Não existem eventos programados!

Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

Esta é uma das obras mais aguardadas pelos habitantes desta que é a maior freguesia da Europa. Com 66.250 habitantes, Mem Martins há muito que merecia uma intervenção na saúde. E, depois da espera para o arranque do projecto, as obras do novo Centro de Saúde avançam a olhos vistos.

 

Válter Januário, o presidente da Junta de Algueirão-Mem Martins, visitou várias obras que estão a decorrer na freguesia. Entre elas, não podia faltar, obviamente, o Centro de Saúde. "Um projecto de grande envergadura. Há muito pedido pela população", nas palavras do presidente, neste que "será o maior Centro de Saúde do país, com quatro unidades de saúde familiar independentes e que irão dar resposta a todos os utentes da freguesia de Algueirão-Mem Martins." As quatro unidades serão compostas por 32 gabinetes de consulta e 20 gabinetes de enfermagem e tratamento.

 

 

De recordar que houve diversos problemas que atrasaram a construção desta unidade de saúde. O projecto ficou meses parado no Tribunal de Contas e depois o empreiteiro que, em 2018, ganhou o concurso público, desistiu da obra depois de ter esperado mais de um ano para o ato de consignação, que permitia iniciar a construção. A Câmara Municipal de Sintra, responsável pela construção teve de repetir o concurso.

 

Na ocasião, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, lembrou que a autarquia lançou o concurso público, de cerca de 4 milhões de euros, para a empreitada e podia começar a obra de imediato, no entanto estava a aguardar, há vários meses, a publicação de uma portaria para poder iniciar a obra que considerava ser “uma das mais importantes no nosso município”.

 

“Temos tudo pronto para começar a construção, mas o processo está parado no Tribunal de Contas porque falta essa portaria”, alertou o autarca.

 

Entretanto, depois de resolvido o assunto, as obras tiveram finalmente início. O novo Centro de Saúde está localizado em terrenos da antiga fábrica da Messa, na Rua das Eiras, por trás do Serviço de Urgência Básica (SUB), em Mem Martins. Recorde-se, foram demolidos 12 edifícios e um maciço em betão, zona onde agora se realizam as obras, naquele espaço, do novo Centro de Saúde, num investimento de cerca de 4 milhões de euros. Para Válter Januário, esta é "uma obra que se perspectiva estar concluída no próximo ano e, a partir daí, teremos uma nova história na saúde, em Algueirão-Mem Martins".

 

A Câmara Municipal de Sintra irá comparticipar a obra com 70 por cento do valor e o Estado com o restante.