Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

Nos dias 18, 19 e 20 e nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o concelho de Sintra recebe uma das mais emblemáticas e tradicionais feiras da região.  A Feira da Mercês é uma organização da Câmara Municipal de Sintra, em parceria com as Juntas de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro e, ao longo destes seis dias irá contar com diversa animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, área infantil e espetáculos de palco.


A feira que teve o seu início no último quartel do séc. XVIII, tornou-se a bolsa agrícola da região saloia, por ser ali o local onde se fixavam os preços dos cereais, dos legumes e de outros bens de primeira necessidade e que, desde sempre, atraiu pessoas desta zona, como de toda a grande Lisboa que além disso, vinha participar na festa religiosa em honra de Nossa Sra. das Mercês.

Aqui, era provada a primeira água-pé do ano, comia-se a pera parda cozida após uma refeição de Carne às Mercês ou de Leitão de Negrais, iguarias não se perderam ao longo dos anos e que poderá saborar, também na edição deste ano da Feira das Mercês.

Este ano, haverá uma novidade... a autarquia irá promover a I Mostra Etnográfica da Feira das Mercês, com a participação de vários grupos folclóricos do concelho, que para além da dança, apresentarão os diferentes aspetos que caracterizam a etnografia saloia.

Os mais novos também não foram esquecidos nesta festa... haverá carrocéis, jogos tradicionais e outros mais radicais. Durante a tarde de sábado, dia 19 haverá o teatro “D. Roberto”. No final da tarde de sábado, dia 26, será apresentado o projeto “Mini Saloios”.

Como cabeças de cartaz ao longo da Feira, irão atuar artistas como Canta Brasil, Clemente, Micaela ou Maxi que irão animar as noites de sexta e sábado.