Agenda de Eventos

Contactos

Rua Domingos Saraiva, Nº 6
2725-286 Algueirão-Mem Martins

219 229 450/8

219 229 459

geral@jfamm.pt

2ª feira a 6ª feira
das 9:00 às 17:30

 

O antigo Forno da Cal, situado em Casais de Mem Martins, foi requalificado.

 

Tratou-se de uma intervenção da Câmara de Sintra, em várias fases, que englobou o monumento em si, com a limpeza, consolidação das paredes e tratamento do piso, bem como de todo o espaço envolvente com a colocação de uma rede de proteção, limpeza da área e o alargamento dos passeios que ladeiam aquele importante testemunho do nosso passado etnográfico do século XIX. A preservação da memória traduz-se na consolidação da identidade das comunidades locais que aqui constroem raízes.


O Forno da Cal desempenhou um papel fundamental para a comunidade, fabricando a tão necessária cal para a construção, caiação das casas e tratamento fitossanitário na agricultura. Misturada com terra preta – uma qualidade que possui muita goma – era utilizada para fazer a célebre «cal de andorinha», espécie de argamassa bastante consistente que fazia o lugar do actual cimento.

Basílio Horta lembra que “este é um monumento bastante representativo das comunidades e das suas tradições”. O presidente da Câmara Municipal considera que, “importa preservá-lo para memória futura, até porque está localizado em pleno núcleo urbano, a poucos metros da escola secundária de Mem Martins”.

 

Fonte: CMS